A Igreja do Mosteiro, situada na freguesia de Santa Eulália de Arnoso, foi na década de 1940 objeto de obras de preservação, efetuadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, que resultaram numa intervenção de acordo com a filosofia vigente neste período.
O imóvel em termos de construção destaca-se pelas cantarias, do ponto de vista ornamental merece destaque o portal axial.
Na porta lateral da nave, está uma inscrição no tímpano, onde se pode ler ERA MCLXXXXIIII, a que corresponde na era de Cristo ao ano de 1156. Esta inscrição deverá corresponder à data da sagração da igreja.
Notam-se alguns desvios angulares, que constituem anomalias construtivas, que quase só por exceção é que não se verificam em edifícios medievais.
Destacam-se também os frescos quinhentistas, únicos no concelho, que se dispõem aos pares sob duas arcadas cegas.
Os inferiores em painéis retangulares são guarnecidos por molduras decoradas com motivos geométricos e representam figuras humanas, os superiores são constituídos por figuras isoladas.
Na zona envolvente do imóvel é de destacar a praia fluvial nas margens do Rio Guisande.
Foi abadia da apresentação dos Morgados de Pindela, que foram senhores do seu padroado durante oito gerações.
Mais informações pode ver aqui.
© 2024 União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.